• Siga nossas redes sociais

GEPO

O grupo de estudos de Psicanálise - GEPO - começou como um pequeno grupo informal, em meados dos anos 1988/ 1989, a partir do interesse comum de três amigas: Carmen, Cássia e Juliani de estudar a obra de Freud e outros autores da Psicanálise.


Com as inúmeras viagens que fazíamos, compartilhando o mesmo carro, para os cursos e as supervisões, que aconteciam na Clínica Guanás em Marília, nossa amizade se fortaleceu.


Algum tempo depois, 1991, Silvana mudou-se para Ourinhos, e passou a compor conosco a parceria e amizade. Trouxe em sua bagagem, a sua experiência iniciada em Psicanálise, desde sua graduação em Santos.


Tempos depois, 1995, o casal Guilherme e Ana Therezinha, que vieram do Rio de Janeiro para Ourinhos, com seus respectivos percursos profissionais, tendo por referencial teórica a Psicanálise, também se compuseram conosco, ampliando e contribuindo para que o grupo se formalizasse.


A análise pessoal, a supervisão individual e em grupo, acompanhada dos estudos teóricos, foi algo essencial que compartilhamos desde o início de nossos encontros e convivência como grupo. E nossa trajetória junto ao recém-criado Núcleo de Estudos de Psicanálise de Marília e região*, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, foi de fundamental importância para o aprendizado e desenvolvimento de nossa função, como psicoterapeutas psicanalistas. *(recentemente passou a ser reconhecido como: GEP - Grupo de Estudos Psicanalíticos de Marília e região).


Na mesma época, Eunice que viajava à São Paulo, para seus estudos de pós-graduação, também passou a frequentar nossas reuniões, contribuindo para que o grupo se ampliasse.


Nessa época, nos reuníamos com regularidade, no consultório da Cássia, Guilherme e Ana. O Dr. Nelson, interessado em nossos estudos, também passou a participar das reuniões.


Além das reuniões de estudo, realizamos o cine debate, com alguns psicanalistas de Marília e de São Paulo, assim como palestras para a comunidade. Contamos com a presença de: Dr. Pessanha, Rahel, Dr. Colucci e Regina, Celina, Márcio, Cibele, e muitos outros profissionais.


O grupo passou a se constituir formalmente, recebendo o nome de Gepo - Grupo de Estudos de Psicanálise de Ourinhos e região (1995). Para esse momento de importância, nos organizamos na composição do estatuto.


Com nosso desenvolvimento enquanto grupo formal, outros profissionais da Psicologia, também se interessaram em participar conosco: André, Paulo e Adriana. Foi um período de grande trabalho, amizade e aprendizado.


Com o passar do tempo, tivemos algumas rupturas e mudanças. Quem pode permanecer, manteve a chama acesa, mesmo com a ausência e o afastamento de alguns membros.


Por um período razoável, Carmen, Cássia, Eunice e Juliani, se organizaram para oferecer aos recém-formados em Psicologia, os grupos de estudos e supervisões mensais.


Foi fundamental esse momento. A parceria na coordenação das aulas, fertilizou e favoreceu a continuidade do grupo. O que estimulou o interesse em participar também de nossas atividades do Gepo, os novos colegas: Aline, Daniela, Dulce, Fabiane, Helder, e Cláudia juntamente com Neuza, de Jacarezinho, no ano de 2009.


Nos últimos cinco anos, com a presença de jovens membros, nosso grupo se reestruturou e se consolidou, e vive um momento de expansão em nossa cidade e região. Passaram a compor conosco, colaborando, assiduamente, como membros efetivos: Amanda Zedan e Márcia, desde 2019/2020.


Temos o grupo de estudos às segundas-feiras, o cine debate e os grupos coordenados pelos próprios membros do Gepo, com o objetivo de aprofundar os estudos de diferentes autores da Psicanálise.

1.

Missão

Estudar, compartilhar e difundir a Psicanálise com seriedade, ética e compromisso com a formação contínua.

2.

Visão

Ser referência regional em Psicanálise, unindo tradição, vínculo e renovação.

3.

Valores

Escuta, ética, amizade, troca, compromisso e continuidade.

details-img-2

Propósito

Nosso propósito é oferecer uma base consistente teórico-clinica, aos psicólogos recém formados, que tenham interesse em se aperfeiçoar e estudar os diversos autores da Psicanálise, como também, oferecer assistência psicológica no valor social à comunidade. A divulgação da Psicanálise, junto ao público leigo, através das atividades culturais, também tem sido um de nossos objetivos.

Momento atual

No momento atual temos os seguintes membros: que passaram a compor conosco, entre os anos de 2022 até o presente momento: Amanda Corrêa, Danielle C. Alves, Fabiana F Barreira, Fábio Sagula, Fernanda C. B. Ribeiro, Fernanda M. Leonel, Fernanda V. Martins, Gabriela H. Oliveira, Giovana C. Theodoro, Henrique T. F. dos Santos, Isabela de S. Beraldo, Isadora B. R. Ferreira, Juliana G. P. Benfica, Kelly T. Irie, Lais Zaia, Letícia F. Bonato, Liliane R. N. Beluche, Márcia Ap. V. R. Chaves, Maria C. P. dos Reis, Maria Clara Sá R. A. Zanotto, Mayra P. de Souza, Rodrigo L. de Lima, Stella M. Cabral, Virginia Sá C. de Camargo Sanches.